30 de Setembro de 2011

Pesquisa Motorola Solutions e IDC revela que órgãos de segurança pública planejam serviços de próxima geração

A Motorola Solutions, Inc. (NYSE: MSI) anuncia o sumário executivo de uma pesquisa promovida pela empresa e conduzida pela líder em análises de tecnologia IDC, que revela que, apesar dos orçamentos reduzidos, os órgãos de segurança pública da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) estão cada vez mais interessados em utilizar banda larga móvel de próxima geração e redes TETRA de missão crítica nos próximos cinco anos. O estudo mostra que dois terços (64%) dos serviços de emergência planejam implementar ou estender o uso da tecnologia TETRA/TETRA II (TEDS – TETRA Serviços de Dados Avançados) nos próximos cinco anos, e que muitos deles (61%) estão interessados nos serviços de banda larga móvel de próxima geração para segurança pública, como as redes LTE (Long Term Evolution).

Além disso, a pesquisa da IDC, que inclui 105 órgãos de segurança pública da EMEA, enfatiza a necessidade permanente de comunicações de voz robustas, altamente seguras e contínuas. A avançada tecnologia TETRA permitirá às agências oferecer serviços como mensagem instantânea e rastreamento mais preciso para o pessoal que atua em campo. Com esses serviços, as forças de segurança pública serão capazes de fornecer uma resposta mais rápida e efetiva.

Pontos importantes

• A IDC realizou uma pesquisa a pedido da Motorola entre 105 órgãos de segurança pública da EMEA, em 2010. Participaram serviços de emergência, polícia, bombeiros, ambulância e outras forças de segurança pública.
  • Países cobertos pela pesquisa da IDC: Reino Unido, Alemanha, Itália, Polônia, Rússia, Noruega e Países Baixos.
  • O estudo de 2010 descobriu que aproximadamente dois terços – 64% – dos órgãos estão interessados em implementar ou expandir o uso de TETRA/TETRA II (TEDS – TETRA Serviços de Dados Avançados) nos próximos cinco anos, e que 61% estão interessados nos serviços de banda larga móvel de próxima geração para segurança pública, como as redes LTE (Long Term Evolution).
  • As soluções mais amplamente adotadas incluem GPS (65%), redes de banda larga móvel (61%) e sistema de localização pessoal e de veículos (56%).
  • O estudo também mostrou que os serviços de emergência planejam fazer maior uso de dispositivos tecnológicos como PDAs (54%), Wi-Fi móvel (36%) e notebooks resistentes (54%), como parte de seus serviços de próxima geração.
  • Os aplicativos mais desejados entre as organizações de segurança pública da região da EMEA são mensagem instantânea (45%) e localização (57%). A avançada tecnologia TETRA permitirá a adoção desses aplicativos, que possibilitarão aos serviços públicos respostas e serviços mais rápidos e efetivos.

“Como em outras organizações do setor público, os órgãos de emergência estão sob pressão para melhorar as capacidades de seu serviço enquanto lidam com duras restrições orçamentárias. Elas veem que expandir no futuro o acesso à TETRA e às tecnologias de banda larga móvel é essencial para manter seus altos padrões enquanto garantem a segurança e a capacidade da equipe que trabalha em campo”, declara Tom Quirke, vice-presidente e gerente-geral para a organização global TETRA da Motorola Solutions.

“Está claro que existe um forte interesse por parte da EMEA em obter acesso rápido e melhor às comunicações, para poder oferecer as tecnologias de próxima geração. Não se pode negar, entretanto, que nos próximos cinco anos os órgãos de segurança pública devem aprender a fazer mais com menos”, ressalta Peter Hulleman, gerente consultor de telecomunicações na Europa e equipe de rede da IDC.

Materiais de apoio
Site: Portfólio da Motorola Solutions TETRA