18 de Junho de 2012

Motorola Solutions adquire a Psion PLC. por US$ 200 milhões

A Motorola Solutions, Inc. (NYSE: MSI) ("Motorola Solutions") e a Psion PLC. (LN: PON) ("Psion") anunciaram que chegaram a um acordo sobre os termos da oferta da Motorola Solutions para a compra de todas as ações da Psion por 88 centavos de libras (1,36 dólares americanos) por ação. Esta aquisição se realizará na forma de oferta recomendada em dinheiro.

A Psion é uma empresa pioneira em equipamentos robustos de computação móvel e aplicativos para indústria ao redor do mundo. Com sede em Londres, e com presença operacional importante perto de Toronto, no Canadá, a empresa é líder em soluções de computação móvel desde 1980. A companhia tem aproximadamente 830 funcionários, clientes em mais de 50 países e obteve, em 2011, uma receita de 176 milhões de libras (cerca de 273 milhões de dólares).

O presidente e CEO da Motorola Solutions, Greg Brown, disse: "A Psion é uma oportunidade muito atraente para fortalecer o nosso portfólio de computação móvel, liderando a indústria com produtos e terminais portáteis montados em veículos que irão aprofundar a nossa presença nos mercados globais em que competimos”.

O presidente da Psion, John Hawkins, disse: "Os diretores da Psion têm o prazer de aceitar por unanimidade essa oferta feita pela Motorola Solutions, a um preço que oferece ganho de caixa significativo para os valores de mercado atuais. A Psion vai continuar com sua estratégia de lançamento de novos produtos, enquanto administra estritamente o custo básico. A oferta da Motorola Solutions proporciona segurança aos acionistas da Psion em um ambiente de incertezas”.

Sob os termos da aquisição, os acionistas da Psion receberão 88 centavos de libra (1,36 dólares americanos), em dinheiro, para cada ação da Psion, através de uma oferta recomendada, valorizando o capital de ações ordinárias da Psion em aproximadamente 129 milhões de libras esterlinas (200 milhões de dólares americanos). A oferta representa um ganho de aproximadamente 45% sobre o preço de fechamento de 60,5 centavos de libras esterlinas por ação da Psion em 14 de junho de 2012, último dia de negociação anterior a este anúncio, e um ganho de aproximadamente 66% à média de preço de seis meses de 52,9 centavos de libras esterlinas por ação da Psion, antes de 15 de junho de 2012. A aquisição deverá ser concluída no quarto trimestre de 2012.

A Motorola Solutions espera realizar as associações de custos e receitas, resultando em oportunidades de expansão da margem, e espera que a transação seja um acréscimo aos lucros por ação em uma base não-GAAP americana ao final do primeiro ano, e em uma base GAAP americana no segundo ano após a conclusão.

Organização e Gestão
Na conclusão da aquisição, a Motorola Solutions irá agregar a Psion ao portfólio de computação móvel corporativa da empresa, que reporta a Girish Rishi, vice-presidente corporativo da área de computação móvel.

Termos e Aprovações
Todos os detalhes da oferta estão em um anúncio feito na última sexta-feira, 15/06 no Reino Unido sob a Norma 2.7 do Código do Direito Societário do Reino Unido. Cada diretor da Psion pretende recomendar aos acionistas da empresa que aceitem a oferta, já que cada um que detém ações da empresa se comprometeu, de forma irrevogável, com a Motorola Solutions a aceitar a oferta em relação às ações da Psion, das quais detém uma participação benéfica que soma, no total, 153.929 ações da Psion, o que representa, no total, 0,11% do capital social emitido da Psion.

A Motorola Solutions adquiriu de alguns acionistas da Psion, um total de 14.077.244 ações da Psion (representando, no total, cerca de 9,999% da emissão de capital de ação da empresa).

A Motorola Solutions também recebeu compromissos irrevogáveis, de alguns dos acionistas da Psion, para aceitar a oferta no que diz respeito, em termos agregados, às 23.766.467 ações da empresa (o que representa aproximadamente 16,88% da emissão do capital de ação da Psion). Esses compromissos irrevogáveis estão sujeitos a determinadas condições, que são mais detalhadas no anúncio da Norma 2.7.

Junto com o anúncio, espera-se que a Motorola Solutions faça a oferta recomendada para todas as ações da Psion no prazo de 28 dias corridos. A transação está condicionada à apresentação de propostas de 90% das ações da Psion, aprovação regulamentar e satisfação de outras condições habituais de fechamento.

Consultores
O Goldman Sachs atuou como consultor financeiro da Motorola Solutions e o Clifford Chance como consultor jurídico para a transação. A Canaccord Genuity Hawkpoint Limited foi o consultor financeiro da Psion e a Slaughter and May atuou como consultor jurídico para efeito da transação.

Declarações Prospectivas
Este comunicado de imprensa, juntamente com as informações incluídas ou incorporadas por referência neste comunicado, podem conter "declarações prospectivas” dentro do significado de leis federais de valores mobiliários aplicáveis sobre cada uma das empresas, Motorola Solutions e Psion. Em relação à Motorola Solutions, essas declarações prospectivas são feitas em conformidade com as disposições de segurança da Lei de Reforma de Litígio de Títulos de 1995. As declarações prospectivas não se referem somente a respeito de fatos históricos ou atuais. Geralmente, as palavras "irá", "poderá", "deverá", "continuará", "acredita", "espera", "pretende", "antecipa", "estima" ou expressões similares identificam declarações prospectivas. Essas declarações são baseadas em premissas e avaliações feitas pela Motorola Solutions e / ou Psion em função de sua experiência e sua percepção de tendências históricas, condições atuais, desenvolvimentos futuros e outros fatores que acreditam apropriados. Por sua natureza, as declarações prospectivas envolvem riscos e incertezas que podem poderiam fazer com que os resultados reais sejam diferentes materialmente daqueles sugeridos por eles. Muitos dos riscos e incertezas relacionam-se a fatores que estão além da capacidade das empresas para controlar ou estimar, e incluem, entre outros: (1) a satisfação das condições de fechamento, incluindo (a) recebimento das aprovações regulamentares e (b) a recepção do número necessário de adesões por parte dos acionistas da Psion; (2) o cronograma esperado para a conclusão da transação; (3) a capacidade da Motorola Solutions para integrar a Psion em seus negócios de Empresa de Computação Móvel (Computing Enterprise Mobility) de uma maneira eficiente e eficaz; (4) a capacidade da Motorola Solutions em obter economias de custos esperadas associadas com a transação; (5) o impacto de desempenho sobre a Motorola Solutions e os resultados financeiros decorrentes dos benefícios percebidos com a transação; e (6) as condições econômicas atuais, especialmente na Europa, onde a Psion tem uma quantidade significativa de vendas, bem como as condições futuras do mercado e os comportamentos dos outros participantes desse mercado. Portanto, a confiança indevida não deve ser colocada em tais declarações que dizem respeito apenas à data deste comunicado de imprensa e não representam as opiniões da Motorola Solutions ou da Psion em qualquer data posterior. Uma descrição detalhada de outros riscos e incertezas que afetam a Motorola Solutions está no item 1A do Relatório Anual 2011 no Formulário 10-K da Motorola Solutions.e em outros arquivos junto a Securities and Exchange Commission (SEC) Esses documentos estão disponíveis gratuitamente no website da SEC www.sec.gov e da Motorola Solutions www.motorolasolutions.com. Nem a Motorola Solutions nem a Psion assumem qualquer obrigação de, e não pretendem, atualizar essas declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, exceto conforme exigido nos termos da legislação aplicável.
Nada neste comunicado de imprensa destina-se, ou deve ser interpretado como uma previsão de lucros ou que o lucro por ação da Psion e da Motorola Solutions para os anos financeiros atuais ou futuros, ou aqueles do grupo combinado, será necessariamente igualar ou exceder os lucros históricos publicados por ação da Psion ou da Motorola Solutions.

Sobre a Psion
A Psion é uma empresa pioneira na área de computadores móveis portáteis e aplicativos para indústria ao redor do mundo. A companhia tem sido uma empresa inovadora em computação móvel desde 1980, com a invenção do PDA. A Teklogix, fundada em 1967 e adquirida pela Psion em 2000, iniciou o desenvolvimento de produtos sem fio robustos no início dos anos 80. A Psion, hoje, ajuda clientes globais a resolver problemas de negócios através de robusta tecnologia de comunicações móveis e aplicativos.O principal negócio da Psion é o desenvolvimento, fabricação, fornecimento e serviço de dispositivos portáteis robustos para veículos projetado para melhorar a eficiência e produtividade dos negócios das empresas líderes em todo o mundo.Com um modelo de negócios inovador, a Psion trabalha diretamente com clientes e parceiros para criar novas variantes de hardware móvel, software e serviços que atendam às necessidades específicas do mercado.