Your session has expired.

Your authenticated session has expired due to inactivity. You can close this message and continue as a guest or sign in again before proceeding.

8 de Julho de 2011

Língua: EN

Motorola Solutions anuncia projeto para utilizar tântalo da República Democrática do Congo

A Motorola Solutions, Inc. (Bolsa de Valores de NY: MSI) anuncia o lançamento do projeto Soluções de Esperança, uma iniciativa piloto de utilização do tântalo das regiões sem conflito da República Democrática do Congo (RDC) nos produtos da Motorola Solutions. O tântalo é um mineral utilizado em capacitores de produtos eletrônicos e é derivado do mineral coltan, largamente produzido na região.

Pontos importantes

  • A nova legislação vai exigir que as empresas norte-americanas divulguem o uso de certos minerais, incluindo o tântalo, em seus produtos e descrevam o processo utilizado, para assegurar que a compra desses minerais não esteja financiando grupos armados ilegais em operação na RDC.
  • Devido à não-existência de um sistema válido para demonstrar que as fontes de minerais da RDC são provenientes de regiões livres de conflito, os esforços para manter as cadeias de suprimentos têm levado a um embargo dos minerais da região enquanto tais sistemas estão sendo desenvolvidos.
  • Milhares de pessoas na RDC dependem da mineração artesanal, muitas delas operando em regiões onde não há conflito. Seus meios de subsistência e a estabilidade econômica da região estão ameaçados pela proibição.
  • Com o projeto Soluções de Esperança, a Motorola Solutions e um grande fornecedor de capacitores de tântalo vêm trabalhando com um grupo determinado de fornecedores para criar uma rede de suprimentos fechada com todos os fornecedores – mineradores, exportadores, processadores, fabricantes de componentes e usuários finais – identificados previamente. O tântalo vai começar a fluir pelo sistema criado pelo projeto Soluções de Esperança no final de julho.
  • O projeto piloto apoia e é apoiado pelo desenvolvimento e implementação de várias iniciativas em andamento para a criação de uma infraestrutura livre da região dos conflitos na RDC, que estão convergindo por meio da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL):
    • Programa de rastreamento com a iTSCi – Iniciativa de Cadeia de Suprimentos de Estanho (Tin Supply Chain Initiative).
    • Certificação das minas e cadeias de comercialização pelo BGR (Instituto Federal Alemão de Geociência e Recursos Naturais).
    • Programa de fundição de metais de áreas livres de conflito pela GeSI (Iniciativa Mundial de Sustentabilidade Eletrônica) e EICC (Aliança dos Cidadãos da Indústria de Eletrônicos.
    • Orientação e implementação pela OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e o pelo Grupo de Especialistas das Nações Unidas.
  • O projeto Soluções de Esperança irá criar um fluxo inicial do tântalo, permitindo o trabalho dos mineiros e o desenvolvimento dos sistemas nas áreas livres de conflitos na RDC.
  • O projeto Soluções de Esperança será validado por um auditor independente, para que ele possa ser utilizado por outras empresas que desejem demonstrar uma cadeia de suprimentos responsável enquanto continuam utilizando os minerais explorados na RDC.
  • A Motorola Solutions e seu parceiro vão trabalhar junto com os acionistas para avaliar a iniciativa piloto, de modo que as experiências possam servir para outras iniciativas e o programa possa ser melhorado e expandido.

“Enquanto o problema dos minerais em regiões de conflito não puder ser resolvido por uma empresa ou uma única indústria, o projeto Soluções de Esperança vem demonstrar o compromisso da Motorola Solutions com o suprimento responsável da RDC. Estamos ajudando a criar uma cadeia de suprimentos para mostrar que a RDC pode e deve permanecer como uma fonte viável de minerais em áreas de conflito. Essa cadeia de suprimentos altamente controlada irá garantir o suprimento de tântalo para esses capacitores e disponibilizar tempo para o desenvolvimento de um sistema de verificação de minerais, extremamente necessário na RDC”, declara Rich Valin, vice-presidente executivo e CPO da Motorola Solutions.

“Para atender à intenção da lei norte-americana Dodd-Frank de eliminação dos minerais em regiões sob conflito e também manter os meios de subsistência de milhares de pessoas na RDC, precisamos de um sistema que diferencie as fontes de minerais ‘conflitantes’ das verdadeiramente ‘não-conflitantes’. A aquisição e promoção de minerais não-conflitantes de modo transparente promove uma comercialização clara. Isso é tão importante quanto o embargo dos minerais em áreas sob conflito. Consideramos o projeto Soluções de Esperança um fator de contribuição importante, com o potencial de gerar dividendos pacíficos”, explica Assheton Stewart Carter, vice-presidente sênior de compromisso global da Pact.

Materiais de apoio
Site: Motorola Solutions
Site: Motorola Solutions Sourcing of Metals
Legislação Norte-Americana: Dodd-Frank Wall Street Reform and Consumer Protection Act


Sobre a Pact
Pact é uma organização sem fins lucrativos que vem trabalhando junto com o governo da RDC, membros do setor de mineração e a sociedade civil do Congo por mais de sete anos e tem sido o conselheiro estratégico e o parceiro local de implementação da Iniciativa de Cadeia de Suprimentos de Estanho (iTSCi).

Contacts
Motorola Solutions Media Contacts

Please wait...